
Jornadas organizadas pelo Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, em co-promoção com a Junta de Freguesia do Lumiar, ISCTE e CML, entre outros, O Centro Social da Musgueira, a 1 e 2 de fevereiro de 2019.
Estas segundas jornadas vieram reafirmar a pertinência da promoção do pensamento emocional e as suas implicações na educação, na saúde, justiça e na sociedade em geral. Apresentando diversos olhares sobre os processamentos do constructo de cada individuo desde a perspetiva da neuro-educação, metacognição, relações interpessoais e afetos, face às diversas áreas de investigação, conhecimento e prática.
O objetivo passou pela partilha e discussão de projetos de investigação ou de intervenção, concluídos ou em curso, de modo a se criarem redes que potenciem o desenvolvimento de novos projetos. Pretendeu-se ainda, contribuir para o incremento de processos de decisão e intervenção com recurso a metodologias ativas nas escolas e nas diversas instituições, aplicando novas estratégias de intercessão e a alteração de crenças por parte dos agentes educativos e atores sociais.
Visando estimular em cada individuo o melhor de si mesmo e impactar positivamente nas idiossincrasias do sistema educativo e social, para que as aprendizagens sejam significativas, potenciando o talento, as capacidades, os conhecimento e criatividade na sua afirmação do “EU” na construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva.”
Contou, no 6.º painel, com a participação de Vera Sebastião, diretora do Jardim-Escola João de Deus de Leiria.