1.ºCiclo

1.ºCiclo

A escola em que acreditamos é a escola que ensina, educa, responsabiliza, transforma e se centra cada vez mais em facilitar e fomentar a autonomia dos alunos, tornando-os capazes de relações saudáveis, que lhes transmitam segurança para a exteriorização, para a comunicação, para a criatividade, para a troca de conhecimentos.

Crescer e Desenvolver

É objetivo da instituição e de cada um de nós elevar o desenvolvimento de cada aluno ao seu expoente máximo, promovendo a educação para a excelência, com base nos afetos e sempre com o intuito de que cada criança cresça feliz. Diversificando estratégias, dedicamo-nos a promover, ano após ano, o desenvolvimento cognitivo (o raciocínio lógico, o pensamento abstrato, a síntese, a capacidade de dedução…), organizado numa lógica de ação que potencie pensadores criativos, ousados, altruístas, generosos e respeitosos.

Construção do saber ser e estar

Na construção do saber ser e saber estar dos nossos alunos visamos a promoção do seu desenvolvimento global e harmonioso, no sentido de favorecer a sua autorrealização, na dupla dimensão individual e social. Valorizamos o desenvolvimento da autoconfiança e da autoestima e favorecemos a interiorização dos princípios universais da compreensão, aceitação e cooperação, bem como a promoção de um relacionamento positivo com os outros, no apreço pelos valores da justiça, da verdade e da solidariedade. Ainda neste âmbito, potenciamos a promoção do desenvolvimento de valores, atitudes e padrões de comportamento que contribuam para a formação de cidadãos conscientes e participativos numa sociedade democrática, fazendo jus aos princípios que constituem as linhas orientadoras da pedagogia João de Deus, que conta mais de cento e trinta anos.

1.ºAno

Proporcionar maior bem-estar pessoal e social nos alunos, conhecer e reconhecer diferentes tipos de arte e saber interliga-los com as emoções.

2.ºAno

Saber identificar as diferentes formas de arte e saber expressar-se através das mesmas, reconhecer a obra de diferentes artistas de várias áreas.

3.ºAno

Promover e estimular a criança na descoberta do eu, do outro e do mundo, através da arte; favorecer o desenvolvimento do potencial criador de cada criança; e trabalhar, desenvolver e proporcionar experiências nas várias vertentes da arte.

4.ºAno

Formar cidadãos que exerçam e façam exercer a cidadania: críticos e criativos em relação ao meio social; capazes de uma reflexão consciente sobre os valores espirituais, estéticos, morais e cívicos; abertos ao diálogo e troca de opiniões; respeitadores dos outros, das suas ideias e culturas.