
Congresso organizado pelo Jardim-Escola João de Deus – Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – CICS-NOVA, realizado no dia 23 de maio de 2019.
Numa perspetiva de promoção de uma sociedade mais igualitária, mais justa, mais inclusiva e harmoniosa, e numa abordagem atual e muito necessária, o congresso Culturas do Acolhimento e do Entendimento – contextos diversos para a inclusão visou promover o debate entre investigadores, entidades promotoras de apoio e de defesa dos direitos humanos e de integração, bem como profissionais da educação e da saúde, sobre um tema que se reveste de uma importância cada vez mais relevante para a sociedade, numa perspetiva social, educacional, cultural, económica.
A educação inclusiva representa um desafio para as escolas e para toda a sociedade – apresenta-se como um verdadeiro exercício de cidadania global, plena, livre de preconceitos e que reconhece e valoriza as diferenças…
O mote, numa educação inclusiva, é a valorização do outro, das suas características, das suas especificidades… Incluir é reconhecer, aceitar, partilhar, valorizar a diversidade e fazer dela espaço de crescimento e aprendizagem.
Com este congresso pretendemos criar um espaço de apresentação e debate estimulador de reflexão e potenciador de novos projetos e novas práticas de integração, nas quais a aceitação, o entendimento e a inclusão são verdadeiros imperativos.
Contámos com a presença do Presidente da Associação de Jardins-Escolas João de Deus na Mesa de abertura, da Diretora do Jardim-Escola num painel Práticas Inclusivas em Contexto Educativo e da Coordenadora das Ludotecas João de Deus no painel Práticas Inclusivas em Contexto Não Formal. Contou ainda com a presença da Vice-Presidente da Câmara, também Vereadora da Educação e da Cultura, na Sessão de Encerramento. Encerrámos com a presença de Mariana Monteiro, que apresentou o livro “Mariana num mundo igual”.